Mesmo diante da evidente divisão do PMDB no Rio Grande do Norte, os membros da legenda garantem que não há rachaduras, apenas opiniões e projetos diferentes, e que o partido irá marchar numa mesma linha rumo à 2010. Durante o congresso da legenda, realizado nesta segunda no Hotel Imirá, militantes responderam questionários sobre assuntos como saúde, segurança, meio ambiente, geração de emprego, comércio, indústria, cujos resultados serão usados para a formação de um programa nacional para as próximas eleições.

O presidente do diretório estadual do PMDB, o deputado federal Henrique Alves garantiu que as preferências de cada membro serão discutidas amplamente dentro do partido e que não há espaço para divisões. “Não será levado em conta a posição de Henrique ou Garibaldi, e sim a do PMDB. Mas isso só no próximo ano. A população é quem decidirá e com certeza o partido estará unido. O que eu quero é que haja, se possível, uma certa coerência”, declarou.

O senador Garibaldi Alves Filho reforçou a ideia de união entre os membros do partido e, quando questionado sobre sua preferência para 2010, disse que a essa altura, isso não interessava. “A gente tem que caminhar com muita objetividade para uma solução de consenso que não divida o partido. Não podemos permitir que um partido como esse possa sair separado”, afirmou.

As impressões do deputado estadual José Dias sobre as divisões do PMDB são semelhantes às dos demais membros. “Acho que quando se aproximar a eleição vamos caminhar num mesmo sentido, apesar do exemplo da eleição passada, que eu discordei claramente, porque achei que a decisão havia sido imposta de cima para baixo. Mas se nós conseguirmos construir qualquer posição na qual seja ouvida a base, eu estarei de acordo”, declarou.

Ana Amaral/DN/D.A Press