O deputado federal João Maia (PR) se reuniu com empresários do Setor Têxtil de Jardim de Piranhas, na manhã desta quinta-feira (18). O deputado estava companhado do presidente do Sindicato da Indústria Têxtil do RN e superintendente da Coteminas/RN, João Batista Gomes Lima. A reunião aconteceu na sede da Associação da Indústria Têxtil de Jardim de Piranhas (ASSITEX), onde na oportunidade João Lima, na condição de presidente sindical, convidou os empresários jardinenses a se associarem ao sindicato, juntando forças em prol do setor.

Desta forma, defende Lima, o sindicato passará a conhecer as demandas da região do Seridó, já que atualmente só trabalha com as reivindicações da Grande Natal. “Se as empresas do Seridó participarem do sindicato, levarão as demandas daqui, e nós iremos defendê-las a nível de Estado e Nacional, não só do ponto de vista tecnológico, de mercado, mas também de meio ambiente, pessoal, com medidas mínimas para garantir a sobrevida da empresa”, disse João Lima. Ao ingressar no Sindicato, as empresas de Jardim de Piranhas passam a ter todos os benefícios oferecidos pela Federação das Indústrias do Estado, como serviços do Sesi, Senai e IEL.

Depois da reunião, a comitiva fez visitas a alguns empreendimentos do Setor Têxtil, como lojas especializadas em vender os produtos fabricados no município, além de algumas empresas de alto padrão, como a Monkey e outras.

Para o deputado federal João Maia, o inicio da parceria entre o Sindicato das Indústrias e os empresários de Jardim de Piranhas vêm coroar o importante momento em que a cidade está enfrentando. São mais de 100 empresas têxteis com empregos diretos e indiretos para aproximadamente cinco mil pessoas.

E as expectativas de melhoras não param por aí. A cidade ganhará em breve seu Centro Têxtil de Produção, com toda estrutura para atender aos empresários do município. O deputado, que teve uma luta importante na aquisição do Centro adiantou durante visita à região, que todos os entraves burocráticos já foram solucionados e que o Centro Têxtil deverá ser construído em pouco tempo.


Setor Têxtil de Jardim de Piranhas emprega quase cinco mil pessoas

Na opinião de Renato Ferreira de Medeiros, presidente da Associação da Indústria Têxtil de Jardim de Piranhas (ASSITEX) é difícil imaginar o município vivendo sem sua principal fonte de renda, que é a fabricação de tecidos, panos de pratos, redes e outros produtos. Renato é um dos mais de 100 empresários, responsáveis pela geração de quase quatro mil empregos diretos e indiretos em Jardim de Piranhas, ou seja, um terço da população.

A indústria têxtil, na opinião de Renato Ferreira está voltando a viver seu apogeu. Graças aos incentivos do Governo do Estado, Sebrae, BNDES, Prefeitura e todos os segmentos envolvidos no APL Seridó. Renato reconhece que o trabalho iniciado pelo deputado federal João Maia, quando ainda era Secretário de Desenvolvimento do RN, foi de fundamental importância.

Com a taxa de 10,1% de impostos cobrados antecipado da matéria-prima principal, o setor enfrentava grandes dificuldades. Mas, de acordo com Renato Ferreira, na condição de Secretário, João Maia acabou conseguindo no Governo, incentivo onde o imposto passou a ser de apenas 1%..

“Depois da Lei Geral o protocolo foi todo desfeito, e tivemos que voltar de novo a Secretaria de Desenvolvimento, onde tivemos a alegria de ter o desconto de 100% nas cobranças dos impostos estaduais”, comentou o empresário.

Renato reconhece que se não fosse o incentivo do Governo do Estado, a maioria das empresas não tinha condições de funcionar. O próximo passo é a construção e uma Usina de Beneficiamento, Alvejamento e Tingimento no município.

“Ao longo de cinco anos estamos discutindo esta obra. Entramos numa concorrência mostrando projeto viável junto ao BNDES e ganhamos de muitas cidades. Contamos com recursos de 1,5 milhões de várias instituições. O Governo do Estado vai doar o galpão, e o deputado João Maia já nos doou um terreno amplo para a construção da usina”, finalizou.