Ontem, durante sessão realizada na Assembléia Legislativa do RN, o deputado estadual Walter Alves lembrou em seu discurso que há dez anos atrás o então governador Garibaldi Alves Filho inaugurava um projeto ousado, que pretendia melhorar a oferta de água no interior do Rio Grande do Norte: o programa das adutoras.

O objetivo do programa era estabelecer soluções duradouras para um problema secular: Ter água de boa qualidade. “Vontade política, tecnologia e inovação, ofereceram os instrumentos necessários para correção de rumos e superação dos obstáculos encontrados. O que era utopia para muitos virou uma realidade inegável e um benefício irrefutável para todos”, afirmou Walter.

Segundo ele o governo Garibaldi Filho viabilizou e investiu, somente na área de recursos hídricos, um montante de meio bilhão de reais, dos quais mais de 50% sairam diretamente dos cofres estaduais. “Na época, esse investimento em um único programa de governo – jamais visto no estado – beneficiou cerca de um milhão de pessoas em 46 sedes de municípios, ao passo que, democratizou o uso da água nas mais distantes localidades potiguares”, enumerou.

O peemedebista lembrou ainda que hoje um novo paradigma se apresenta: a continuidade desse desenvolvimento que veio com a água boa do Rio Grande do Norte. “É preciso ainda concluir o plano desenhado naquela época e implantar a adutora do alto oeste, bem como viabilizar o aproveitamento da águas das barragens de Santa Cruz e Umari, que ainda não foram utilizadas com todo potencial agregado que têm. Só assim poderemos beneficiar a população de toda aquela região”, lembrou.

Walter concluiu chamando a atenção para essa consolidação do conjunto de obras hídricas concluídas em primeira fase há 10 anos atrás. “Esse projeto não pode ficar fora da atual pauta das obras do governo do estado. Sou consciente da missão que tem o atual governo em dar continuidade a essas obras tão relevantes para nossa gente, que não pede nada mais que o básico: água boa para beber; plantar e poder colher”, finalizou.