O Rio Grande do Norte registrou o primeiro caso confirmado de gripe suína. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde ontem à tarde. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Juliana Araújo, a paciente - uma adolescente de 15 anos cujo nome não foi divulgado - é potiguar, mas mora no México e chegou ao RN de férias, no último dia 14. Ela tinha tosse, febre alta e uma forte dor de cabeça - sintomas compatíveis com a Influenza A, o que a fez procurar o Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência em doenças infectocontagiosas.


Juliana explicou que familiares e amigos já foram orientados a evitarem contato com a jovem infectada Foto: Fabio Cortez/DN/D.A Press
Segundo Juliana, o paciente foi medicado e foram colhidas amostras de secreção para enviar ao laboratório, porém os medicos não sentiram necessidade de interná-lo. "Ele está em isolamento domiciliar usando máscara e sendo medicado. Orientamos todos os familiares e amigos a evitarem o contato", declarou. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi informada sobre a confirmação e já entrou em contato com os passageiros que tiveram contato com o paciente durante o voo.

Juliana afirmou que a rotina de trabalho não será modificada mesmo com a confirmação do primeiro caso de gripe suína. "Entramos em contato com todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, mas até o momento ninguém apresentou sintoma algum, por isso não vamos alterar o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Anvisa", declarou. O paciente continua em isolamento domiciliar até o próximo dia 24, quando completa 10 dias dos primeiros sintomas (período de transmissão).

Dois casos suspeitos continuam sendo monitorados no RN e 11 já foram descartados. A Bahia é outro estado do Nordeste que registra também um caso da gripe suína. No Brasil já são 131 casos confirmados.
DN