Taxistas de Mossoró devem ficar atentos à fiscalização com relação à operação para testar os taxímetros da cidade, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), órgão de Mossoró. Segundo Francisnilton Moura, chefe do escritório local, a avaliação, que vem sendo feita em todo o Rio Grande do Norte, obedece a terminação da placa: finais 6, 7 e 8, termina no dia 30 deste mês; e com as terminações 9 e 0, de 1 a 30 de junho.

A verificação é feita com base nas normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Conforme explicou os taxistas devem procurar à sede do Ipem, para fazer a avaliação, que verificará se o taxímetro está de acordo com os padrões determinados por lei.

O taxista que não comparecer ficará sujeito à multa no valor de um salário mínimo. A medição custa em torno R$ 30,00. A inspeção é regulamentada pela Portaria nº 18/2009, do Ipem", reforça.

O objetivo da fiscalização é proporcionar o bom funcionamento dos aparelhos, e, ao mesmo tempo proteger os direitos do consumidor, principalmente no sentido de garantir uma cobrança de taxa justa. .

O trabalho é cumprido todo ano. A orientação do órgão é que os taxistas não deixem para última hora, evitando as longas filas que geralmente se forma nos dias que antecedem o encerramento do prazo.

Fonte: Coreio da Tarde