Devido às chuvas e inundações que castigam o Nordeste, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que seu estado, o Rio Grande do Norte, "precisa do socorro imediato do governo federal". Vários municípios do estado estão em situação de emergência e estima-se que cerca de 30 mil pessoas estejam desabrigadas.

- Contamos com a sensibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - disse o senador, em pronunciamento nesta segunda-feira (4).

Garibaldi disse que não pode se repetir agora o que ocorreu no ano passado, "quando o governo federal prometeu enviar ao estado R$ 98 milhões em ajuda, mas acabou repassando somente R$ 7 milhões".

- O fenômeno das chuvas se repetiu neste ano. O da omissão e da indiferença também vai se repetir? - indagou.

O parlamentar assinalou que as chuvas podem prejudicar a atividade econômica da região, como a existente no Vale do Açu, onde há o cultivo de banana, mamão e melão e também a criação de camarão.

O senador José Agripino (DEM), que também representa o Rio Grande do Norte, alertou para o perigo de que, com as atuais inundações, as empresas que atuam nos locais afetados decidam se mudar para outro lugar.

- Se isso acontecer, quantos empregos perderemos? - perguntou Agripino.

Aposentados e fator previdenciário

Garibaldi também homenageou o Dia Internacional do Trabalho, comemorado na última sexta-feira (1º). Ele aproveitou a ocasião para elogiar o senador Paulo Paim (PT-RS) pelas propostas que visam beneficiar os trabalhadores e os aposentados, como a que acaba com o fator previdenciário , utilizado no cálculo da aposentadoria, e a que estende aos aposentados o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo.

Fonte: Agência Senado