Divulgação
O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto/PR, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (07), a visita de representantes do Sistema Fiern: FIERN/SESI/SENAI/IEL.

O encontro teve a finalidade de discutirem a possibilidade da Prefeitura firmar parcerias com o Sistema Fiern, para a implementação de cursos e projetos no município.

Estiveram presentes ao encontro com o prefeito, o representante da Fiern, Fernando Antônio Bezerra, a gerente da Unidade Corporativa de Mercado do Sistema Fiern, Ana Angélica de Castro, o gerente de estágios e desenvolvimento de Novos talentos do IEL, André Cristiano de Oliveira, o instrutor Robson Werkhauser, além dos secretários municipais Fernando Lessa, do Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Luiza Moreira, do Gabinete Civil.

Na oportunidade, os técnicos apresentaram ao prefeito Peixoto, os diversos cursos, projetos e convênios existentes no Sistema Fiern e que podem ser absorvidos pelo município.

O prefeito destacou a importância de todos os projetos apresentados, mas dois deles podem ser o pontapé inicial de uma série de convênios que devem ser assinados entre as duas instituições: o projeto “Cozinha Brasil” desenvolvido pelo Senai e o convênio de concessão de estágio para estudantes de níveis técnico e superior, através do Instituto Euvaldo Lodi-IEL.

COZINHA BRASIL

Após conhecer mais detalhadamente o programa “Cozinha Brasil”, o prefeito Peixoto se mostrou sensível, no sentido de firmar parceria com o Sesi, pelo grau de importância social que ele tem, e chegou até a sugerir que caso a parceria se confirme efetivamente, o curso seja inicialmente direcionado à todo o quadro de merendeiras e merendeiros da rede municipal de educação.

Já a gerente de Unidade Corporativa de Mercado do Sistema Fiern, Ana Angélica de Castro, destacou o interesse do prefeito pelo programa, e até o parabenizou, por ele ter entendido a importância que o mesmo tem para a sociedade. Ela afirmou que o “Cozinha Brasil” pode ser um integrador das vias econômicas e sociais.

O Programa “Cozinha Brasil” tem o objetivo de estimular ações educativas quanto a preparação e consumo de alimentos sadios, sob a ótica da higiene, nutrição, valorização da cultura local e dos recursos naturais, além do não desperdício.

De acordo com Ana Angélica, o programa tem grande aceitação e retorno social. E consiste em expor aulas teóricas e práticas, onde os alunos aprendem a planejar melhor suas refeições e a escolher seus alimentos entendendo seus valores nutricionais. As aulas são ministradas por nutricionistas do Sesi, e ao final do curso os alunos recebem um livro com receitas de baixo custo, além de certificado de participação.

O curso tem duração de uma semana e forma cerca de 150 alunos nesse período. A prefeitura entra com a contrapartida da compra dos alimentos e a estadia das nutricionistas (duas) e um trailler.

CONCESSÃO DE ESTÁGIO

O prefeito Peixoto também manifestou interesse de firmar um outro convênio com o Sistema Fiern, através do Instituto Euvaldo Lodi-IEL, que é o programa de concessão de estágio para alunos de níveis técnico e superior, que poderá suprir demandas em setores da administração como: turístico, social, jurídico, entre outros.

Fernando Antônio Bezerra, da direção técnica Do Sistema Fiern, disse que não acredita em qualificação que não tenha um link com o mercado de trabalho, e destacou que o IEL é conhecido e respeitado em todo o país, por ser o principal responsável pelo primeiro contato de jovens estudantes com o mercado de trabalho.

De acordo com André Cristiano, gerente de estágio e desenvolvimento de novos talentos do IEL, graças ao aperfeiçoamento constante de seus mecanismos de seleção, adequação e supervisão, estagiários e bolsistas começam a atuar como verdadeiros agentes da inovação e da criatividade nas empresas. Ele explicou ao prefeito que, ao contratar, através de estágio, um estudante motivado, com boa formação teórica, bem orientado por especialistas, a empresa tem a oportunidade de se reciclar com conhecimentos atuais trazidos do ambiente acadêmico. Além disso, segundo André, contribui para a formação de um novo profissional, oferecendo a ele a oportunidade de colocar em prática, os conhecimentos adquiridos nos velhos e famosos bancos universitários.

O ESTÁGIO

O que é estágio, quem pode participar e em quais condições? Quais as exigências que recaem sobre as empresas e instituições de ensino? A resposta para essas perguntas está no conjunto de leis que regulamenta a atividade.

A Lei Nº 11.788/08, a chamada Lei do Estágio, mantém a característica do estágio como atividade sem vínculo empregatício e a necessidade do auxílio dos agentes. Também traz inovações significativas como: Exigência de apresentação, pelo estagiário, de relatório de atividades do estágio, e previsão do estágio, se obrigatório ou não, entre outras.

Fonte: Secom Ceará-Mirim