O relatório final da Comissão Especial de Sindicância da Prefeitura afirma que houve negligência da gestão passada no processo de compra, armazenamento e distribuição de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). O documento - encomendado pela prefeita Micarla de Sousa (PV) depois que toneladas de remédios vencidos foram encontrados no galpão da SMS - apontou mais irregularidades do que as já divulgadas pela atual gestão municipal. A sindicância apurou as causas e responsabilidades pela existência de medicamentos e material médico hospitalar vencidos ou sem condições de uso
Entre os problemas apontados no documento estão a compra de remédios fora do prazo previsto no edital e o descarte em lixo comum. A controladora geral do município, Regina Bezerra Motta, cita como exemplo de compra extemporânea, a aquisição de insulina oito meses depois de encerrado o prazo permitido.
A falta de infraestrutura do local foi comprovada com visitas que atestaram a falta de ventilação, elevação da temperatura - chegando a 50ºc dentro das embalagens, telhado com vazamento, paredes de combogós sem proteção de tela permitindo o acesso de pequenos animais ao depósito, incidência de raios solares nos produtos, umidade e infiltração, empilhamento inadequado e ausência de medicação básica.
Com base nesses fatos e em posse de notas fiscais, dados de pagamento e memorandos, os membros da comissão sugerem uma série de medidas a serem tomadas pela Prefeitura de Natal: transferência do local de armazenamento dos medicamentos e produtos hospitalares para uma área adequada, encaminhamento das notas fiscais referentes às compras realizadas em 2008 à Secretaria de Tributação do Estado para análise, padronização dos produtos de utilização da rede básica de saúde, informatização do DMP e uso de software para controle dos produtos, ativação da comissão de farmacêuticos que atuam recebendo os fármacos e implantação de um livro de registro de entrada e saída de mercadoria do depósito.
Como o blog já havia mencionado em um post anterior o caso vai ter um "bode espiatório" e com certeza este cairá sobre os mais fracos.
Com informações do Diários Assossiados
Resultado da sindicância foi apresentado ontem aos vereadores integrantes da Comissão de Saúde, no plenário da Câmara Municipal Foto: Elpidio Junior/divulgacao |
A falta de infraestrutura do local foi comprovada com visitas que atestaram a falta de ventilação, elevação da temperatura - chegando a 50ºc dentro das embalagens, telhado com vazamento, paredes de combogós sem proteção de tela permitindo o acesso de pequenos animais ao depósito, incidência de raios solares nos produtos, umidade e infiltração, empilhamento inadequado e ausência de medicação básica.
Com base nesses fatos e em posse de notas fiscais, dados de pagamento e memorandos, os membros da comissão sugerem uma série de medidas a serem tomadas pela Prefeitura de Natal: transferência do local de armazenamento dos medicamentos e produtos hospitalares para uma área adequada, encaminhamento das notas fiscais referentes às compras realizadas em 2008 à Secretaria de Tributação do Estado para análise, padronização dos produtos de utilização da rede básica de saúde, informatização do DMP e uso de software para controle dos produtos, ativação da comissão de farmacêuticos que atuam recebendo os fármacos e implantação de um livro de registro de entrada e saída de mercadoria do depósito.
Como o blog já havia mencionado em um post anterior o caso vai ter um "bode espiatório" e com certeza este cairá sobre os mais fracos.
Com informações do Diários Assossiados
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