Deputado lembra que hoje há quinze pedidos de instalação de zpe´s sob análise em doze estados da federação. Daqui do RN, constam as de São Gonçalo do Amarante e Assú.

Um dos destaques da sessão de hoje, na Assembléia Legislativa do RN, foi o discurso do deputado estadual Walter Alves (PMDB). Ao chamar a atenção dos deputados para a importância da instalação das Zpe´s de São Gonçalo do Amarante e Assú para o Rio Grande do Norte, Waltinho também cobrou do Governo a criação das condições favoráveis para a viabilização dessas empresas exportadoras.

De acordo com o decreto assinado no início do mês pelo presidente Lula, as empresas instaladas nessas zonas de processamento de exportação (Zpe) em todo o território nacional, contarão com vários benefícios, tais como a isenção de impostos e contribuições federais e a liberdade cambial. Em seu discurso, Walter informou que existem quinze pedidos de instalação de zpe´s sob análise em doze estados da federação. Do RN, constam São Gonçalo do Amarante e Assú.

Ele chamou a atenção dos deputados para a importância da criação das zpe´s no estado. "Uma zpe é importante para a promoção do desenvolvimento regional; a geração de empregos; a atração de capital externo e investimentos; a redução dos desequilíbrios regionais e o aumento da competitividade das exportações", afirmou, relacionando também a importância desse tema para o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, que é o mais importante vetor de desenvolvimento do estado na atualidade.

O peemedebista enfatizou que com a concretização dessa larga estrutura integrada, o Rio Grande do Norte poderá ser um reconhecido pólo exportador e turístico nas américas. E este é um modelo que deu certo no mundo inteiro. "Estas zpes se agregarão aos nossos aeroportos – e ao nosso porto de Natal, que queira deus, neste espaço de tempo, já esteja revitalizado – e formarão, juntos, um cabedal logístico de exportação, que sem a menor dúvida, azeitará o desenvolvimento deste estado tal qual aconteceu em países como Estados Unidos, China, México, Coréia do Sul e Tailândia", enumerou Waltinho.

Walter finalizou que são incontáveis os benefícios que as zpe´s podem trazer e que elas são a síntese desse anseio de desenvolvimento para o estado, e que precisa de senso de urgência por parte do governo para que possam ser concretizadas o quanto antes.

Publicidade:


Comente esta notícia clicando Aqui