Com as últimas chuvas que caíram no Estado, um dos maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu sua capacidade máxima neste sábado (18). De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos do RN (Semarh), nesta sexta-feira faltavam apenas 18cm para o reservatório sangrar.

Em 2008, com as fortes chuvas que caíram em todo Estado, a Armando Ribeiro sangrou no dia 27 de março. Localizada no município de Assu, a ARG é a maior barragem potiguare atualmente abastece os municípios de São Rafael, Jucurutu, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Pendências e Alto do Rodrigues - seja através de sistema adutor ou pelo tradicional método de distribuição d'água - através dos rios. O limite de armazenamento do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Sangria

Com a sangria da Armando Ribeiro Gonçalves, já são quinze reservatórios que atingiram a capacidade máxima no estado. Os outros 14 reservatórios são: Encanto, no município de Encanto, em Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos e Passagem das Traíras, em São José do Seridó.