A governadora Wilma de Faria irá divulgar nesta quinta-feira (12), o projeto oficial que foi entregue à Federação Internacional de Futebol para que Natal seja uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O projeto completo, mantido sob sigilo até então por determinação da Fifa, contempla não apenas a construção de uma nova arena para os jogos como a reurbanização do bairro de Lagoa Nova, onde será erguido o novo complexo esportivo caso a capital potiguar se confirme como sede.
O evento está marcado para 9h30 no hotel Ocean Palace.Segundo o secretário estadual de Turismo e coordenador do Comitê Natal 2014, Fernando Fernandes, o Governo do Estado está convidando toda a bancada estadual, além dos secretários estaduais e municipais ligados às áreas diretamente relacionadas com a Copa, representantes de entidades empresariais e a imprensa para que todos tomem conhecimento do projeto encaminhado pelo Rio Grande do Norte e que, segundo publicações especializadas, como a Revista Placar, é um dos mais arrojados apresentados pelos estados que almejam sediar jogos do mundial.Aliás, o otimismo dos potiguares aumentou após a divulgação, pelo site da revista Placar, de uma lista não-oficial em que Natal figura como uma das cidades escolhidas pela Fifa. "Conversei com o editor da Placar e ele me garantiu que, embora o resultado oficial não tenha sido divulgado, Natal está entre as cidades-sede", informa o secretário de Turismo.
Projeto ousado
A capital do Rio Grande do Norte está apostando num arrojado projeto de arena para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O projeto, chamado de Complexo do Estádio das Dunas, será realizado através de uma parceira público-privada (PPP) com o Governo do Estado e prevê a completa reurbanização do local onde atualmente está localizado o Machadão e o Centro Administrativo, com a implantação da nova arena para os jogos e de um complexo formado por uma arena multiuso, hotéis, teatro, estacionamento para seis mil veículos, prédios comerciais e um shopping center, além dos Centros Administrativos do Estado e do Município.
Orçado em R$ 300 milhões, o "Estádio das Dunas" terá capacidade para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura necessárias para sediar eventos de porte internacional, como é o caso da Copa do Mundo de Futebol. O novo estádio será construído numa área de 45 hectares onde também será implantado o complexo comercial e os novos Centros Administrativos.
Texto: Potiguar Noticias