Piorou nesta tarde o quadro de saúde do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), 71, segundo informações do hospital Santa Lúcia, de Brasília (DF). Ele foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral), sofrido no domingo (15). Por volta das 14h15, Clodovil teve uma parada cardíaca que durou cerca de cinco minutos, segundo a equipe médica, como resultado do quadro de hemorragia. A parada cardíaca foi revertida pelos médicos.


No momento, ele está em coma profundo, mas os sinais vitais estão estáveis às custas de medicações e equipamentos. "As respostas neurológicas pioraram muito. Ele não tem resposta motora, mas ainda apresenta movimentos respiratórios [com a ajuda de aparelhos]" afirmou o neurocirurgião Benício Oton de Lima.Segundo o médico, o estado de coma de Clodovil chegou ao nível 3 da escala Glasgow - o grau mais grave, na escala de 3 a 15. Anteriormente, o nível era 5.


Questionado sobre casos semelhantes, Lima afirmou que há pacientes que reverteram o quadro, mas a taxa de mortalidade é muito alta. Quanto à possibilidade de lesões, caso Clodovil sobreviva, o médico afirmou ser muito elevada.De acordo com o médico intensivista Alan Ricardo Coutinho Ferreira, integrante da equipe que cuida do deputado, o quadro clínico é grave. "O prognóstico ainda é ruim. O estado é grave.


O risco de morte é muito alto, mas os procedimentos médicos foram feitos sem maiores problemas. Se não houvesse chance de recuperação, não teríamos feito nada. Em cima desta chance é que estamos trabalhando", afirma.Ainda segundo a assessoria do hospital, os médicos localizaram o coágulo e inseriram um cateter para estancar o sangramento. O deputado não foi submetido a um procedimento cirúrgico em razão da grande extensão do coágulo, localizado do lado esquerdo do cérebro. "A cirurgia é contra-indicada quando o sangramento é profundo", afirma Ferreira.


O intensivista afirmou também que ainda não tem como avaliar a lesão porque a preocupação agora é com a vida do paciente.A assessoria do hospital confirmou também que o parlamentar sofreu uma queda em sua casa, mas afirmou que a queda foi causada pelo AVC, e não o contrário. Ainda de acordo com a assessoria, Clodovil teve sorte porque caiu de bruços, o que impediu que ele ingerisse o próprio vômito e sofresse asfixia.


O deputado chegou ao hospital às 8h17 desta segunda-feira (16), conduzido pelo serviço médico da Câmara dos Deputados. No momento da entrada, Clodovil estava com o corpo duro e o lado esquerdo comprometido, segundo a assessoria do Santa Lúcia. O neurocirurgião Benicio Othon e o cardiologista Álvaro Achar comandam a equipe que está cuidando de Clodovil.