O Secretário Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes, está em Caicó. Ele veio acompanhado de uma equipe técnica da Secretaria, e acompanhado do prefeito Bibi Costa, do Secretário Municipal de Saúde, Nildson Medeiros Dantas, do deputado estadual Vivaldo Costa e de outras autoridades, visitou as instalações do Hospital Regional (SESP) e do Hospital do Seridó.

O objetivo da visita, de acordo com George Antunes é agilizar o processo de estadualização do Hospital Regional, marcado para o dia 16 de março deste ano, e além disso estudar possibilidades de implantação de outros serviços em Caicó e no Seridó.

"Caicó já tem uma boa assistência, percebemos isso pela pouca demanda enviada para Natal, mas aqui tem um potencial muito grande e pode dar muito pela cidade e região. Viemos avaliar o Hospital Regional que vai passar para a gestão do Governo do Estado e avaliar outras formas de incentivo para que Caicó avance mais na área de saúde", ponderou.

Dentre as novidades que Caicó receberá nos próximos meses estão as Unidades de Pronto-Atendimento, e que de acordo com o Secretário Estadual de Saúde, a instalação no município seria uma das prioridades do Governo do Estado, sem contar a vinda do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que já se consagrou nas capitais brasileiras como um atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Servidores
George Antunes garantiu que a pretensão do Governo do Estado é não mexer com os funcionários que já trabalham no Hospital Regional. Quando o Hospital começar a funcionar, de acordo com Antunes, esses servidores serão avaliados e se houver necessidade de remanejamento de alguns, serão poucos, até pela avaliação que já se tem hoje do Hospital.

A forma para mantê-los no quadro já vem sendo estudada pela Governadora Wilma de Faria, já que sem Concurso Público eles não podem ser contratados.

"Contratação pelo Estado só de dá através de Concurso Público. Nós vamos ver de que forma essas pessoas poderão continuar. Mas contratado pelo Estado, só através de Concurso. Isso é claro, está na lei e a não existe outra modalidade de contratação. Nós vamos avaliar a situação individual de cada servidor, qual a relação trabalhista que tem hoje com a Instituição", explicou.
Concurso Público
O Secretário Estadual de Saúde justificou o déficit de servidores da Saúde no Rio Grande do Norte por causa da ausência de Concurso Público para a área. "Há 12 anos não fazíamos um Concurso Público. Mas estamos chamando os aprovados no mais recente, e após a lotação de todos esses servidores, vamos fazer mais uma avaliação para ver a necessidade ou não de um outro concurso", finalizou.
Fonte: Marcos Dantas