Dos agentes políticos que estão sem mandato desde a última quarta-feira, 31, pelo menos três ex-mandatários municipais estão sendo lembrados como eventuais postulantes a uma cadeira de deputado estadual nas eleições de 2010. Por enquanto nenhum deles se expressou publicamente sobre os fatos que têm vindo à tona na forma de especulação. Pelo que vem sendo comentado, um dos pretensos candidatáveis à Assembléia Legislativa seria o hoje ex-prefeito de Alto do Rodrigues Abelardo Rodrigues Filho (DEM).

Apesar de seu grupo político ter amargado insucesso na empreitada eleitoral de outubro na sucessão municipal, Abelardo Rodrigues estaria sendo estimulado por aliados e correligionários a se lançar candidato a deputado estadual. Três vezes prefeito de Alto do Rodrigues e reconhecidamente uma de suas mais relevantes lideranças políticas, Abelardo Rodrigues ainda estaria relutante em aceitar o novo projeto político, que, para ele, seria inédito. Na eleição deste ano, o sistema por ele comandado conheceu a primeira derrota eleitoral. O candidato do seu grupo à sucessão, vereador Francisco de Assis Pinheiro Vieira, “Dr. Assis” (PSB), foi vencido pelo prefeito eleito, empresário Eider Assis de Medeiros (PMDB).

Uma outra alternativa que foi suscitada como provável concorrente a um mandato de deputado estadual é o ex-prefeito de Carnaubais médico Zenildo Batista de Souza (PMDB). O ex-chefe do Executivo não teve êxito em sua tentativa de renovar o mandato em 5 de outubro. Foi derrotado por quem havia sido algoz quatro anos antes: o prefeito Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas, “Luizinho” (PSB). Este, curiosamente, devolveu o revés eleitoral que havia sofrido na sucessão de 2004, quando também buscava seu segundo mandato. Zenildo Batista, que governa a cidade pela segunda vez, é estimulado por seus seguidores a tentar ocupar o espaço da região na Assembléia Legislativa.

TENTATIVA

Um terceiro nome lembrado para concorrer a uma vaga de deputado estadual é o do ex-prefeito de Ipanguaçu José de Deus Barbosa Filho (PP). José de Deus, que na sucessão municipal conseguiu eleger seu sucessor, o prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT), estaria amadurecendo a idéia de herdar a cadeira do Vale do Açu no Parlamento potiguar, posto vago desde a eleição, em 2001, do então deputado estadual Ronaldo Soares (PP) à Prefeitura de Açu e o falecimento do ex-deputado Arnóbio Abreu (PMDB). José de Deus, que concorreu a um mandato de deputado federal na década de oitenta, merecendo naquele instante uma significativa votação, agora planejaria uma nova investida no plano regional, buscando uma cadeira no Palácio José Augusto, em Natal.