Que a política do Rio Grande do Norte está mudando isso ninguém duvidava, agora, que ela iria mudar extraordinariamente isso é que é novidade.

Os últimos anos vemos que os velhos rostos da política estão sendo pouco a pouco substituídos.


Antes a Professora Wilma de Faria só ganhava em Natal pra Prefeita, depois subiu de cargo, foi ser Governadora e agora quer ser Senadora em 2010.

Porém, nesse percurso ela se deparou com uma barreira que até hoje não sabemos que foi de propósito ou um erro político que foi o apoio dela a Fátima, uma candidata que todos diziam nas ruas que iria perder, era notório.

Em um tempo não muito distante, vimos que alguns nomes começavam a surgir. Primeiro foi Micarla como vice prefeita de Carlos Eduardo(hoje sem mandato e querendo ser governador), na mesma eleição, Gilson Moura, que todos diziam que não ganhava em Natal, surpreendeu vencendo em 2004 para vereador, ao contrário de outros “fortes nomes”, na época (2004) Salatiel era bem representado e não bastou meia dúzia de queixas ou criticar e trabalhar(como era seu lema) para o Agripino não querer mais ele no Grupo e assim o deputado de férias como Salatiel era chamado acabou se aposentando como vereador e nem se reelegeu.

Mais pra frente, Renato Dantas, era quase invicto na Câmara de Natal, mas, a “bebida da política o consumiu”, foi detido no interior em real estado de embriaguez e segundo alguns esse fato foi determinante para a população condená-lo no voto agora em 2008.

Em 2008 também um fato não muito inusitado. Um brincalhão chamado por seus fãs de “O Gordo” da TV se elege com uma maioria absurda, sendo o vereador mais votado da história e deixa muitos com orelha em pé.

Em 2008 também, Wilma apóia Gilson Moura em Parnamirim numa tentativa de agaranhar mais votos para sua futura eleição para o Senado simplesmente devido ao fato de não possuir muita aceitação no município e acreditou que como Gilson surpreendeu pra vereador e surpreendeu para deputado então iria também surpreender como prefeito de Parnamirim e ela ficaria na boa. Só que Gilson quase ganha em Parnamirim, mas assim como em Natal, o apoio de Wilma saiu pela culatra.

Em 2008 quem, quase surpreendeu foi Micarla, digo quase pois todos sabiam que ela ganharia era só sair na rua e perguntar às primeiras 10 pessoas que vissem ou nas conversas de parada de ônibus que só dava Micarla.

Só que o quadro para o senado está confuso para muitos, pois, Garibaldi está incerto quanto a sua candidatura principalmente agora que perdeu a presidência do senado que foi o seu salva guardas para desvirtuar a sua derrota para governador. Agripino está certo, Wilma ainda detêm uma boa quantidade de aliados no interior, mas ela está mexendo demais com a boa vontade de políticos e apoiando a revelia dois candidatos em um único município.

Bom, para o Governo, Rosalba está tentando acabar com os comentários de que é a governadora de férias, pois, o nome dela está esfriando com esses comentários. De um outro lado tem a questão de Wilma apoiar Iberê, que todos sabem que não está sendo muito comentado positivamente no estado e também de apoiar Robson Faria. e correndo por fora João Maia que recentemente lançou a proposta de união da base de Wilma em torno de um nome. Por outro lado ainda tem Carlos Eduardo que sonha em ser "O governador" mas sai em desvantagem pois os Alves: perderam para Governo; perderam a prefeitura de Natal e quase perdem a de Parnamirim.

Pra Deputado Estadual também tem nó para os políticos desatarem:

Nada menos que 7 dos 21 vereadores de Natal disputarão mandato de deputado estadual ou federal. São eles: Adenúbio Melo, Albert Dickson, Hermano Morais, Adão Eridan, Franklin Capistrano, Bispo Francisco de Assis, Enildo Alves e segundo comentários o micarlista Paulo Wagner.

De Parnamirim/Natal, poderá sair Gilson Moura(reeleição) e Agnelo Alves. Se isso for confirmado mesmo Gilson está numa situação crítica pois, todos sabem que o deputado tem que sair bem votado tanto na capital quanto nos interiores, Gilson Saiu na última eleição como um dos mais bem votados de Parnamirim e ficando em 2° em Natal depois de Micarla. Agora, se Agnelo sair deputado, Gilson perde os votos do município e se Paulo Wagner sair também, aí a coisa pega pois os votos de Gilson Moura são quase os mesmo de Paulo Wagner então em Natal Gilson não tira a mesma votação da eleição passada e pode ser um fiasco. Agora como ele sempre surpreende vamos ver o que pode acontecer e o que o Mágico Gilson tem na sua cartola.

Vamos ver o que vem por aí.

Estamos aguardando os próximos capítulos.