O senador Garibaldi Filho pode não contar com o apoio do DEM a sua candidatura ao um novo mandato na presidência do Senado, caso o PMDB decida apoiar a postulação do político potiguar.E nada mais que o senador José Agripino, líder do DEM no Senado, pode comandar a reação dos democratas à candidatura de Garibaldi.
É que não interessa a Agripino, do ponto de vista político-eleitoral, a eleição de Garibaldi para mais dois anos à frente do Senado. Caso isso ocorra, Garibaldi vai disputar a reeleição em 2010 sentado na cadeira de presidente do Congresso.Agripino sabe que Garibaldi é um concorrente fortíssimo a uma das duas vagas para o Senado em 2010.
E estando na presidência do Senado é muito mais forte ainda.Por isso é que Agripino não deve mover uma palha para o DEM apoiar Garibaldi.Aliás, Agripino já admite que o DEM pode apoiar a candidatura do senador Tião Viana, do PT.Nesta terça-feira(16), Agripino vai se reunir com a bancada do DEM no Senado e discutir sobre a sucessão na presidência no Senado.Quem também não deve ter muito interesse na continuidade de Garibaldi na presidência do Senado por mais dois anos é a governadora Wilma de Faria.
Wilma é candidata a uma vaga no Senado em 2010 pelo PSB.E tem em Garibaldi um de seus fortes concorrentes.Coincidência ou não, o senador Renato Casagrande, líder do PSB no Senado, já anunciou que o seu partido apóia o nome de Tião Viana para a presidência do Senado.