O projeto da Via Metropolitana (prolongamento da Avenida Prudente de Morais até e o município de Parnamirm), finalmente deve sair do papel em 2009. O projeto total está orçado em R$ 130 milhões. Mas, a expectativa é de que o primeiro trecho da obra, que vai da Cidade Satélite até a BR-101, entrada para o Aeroporto Internacional Augusto Severo, seja executado em, no máximo, 18 meses.
Segundo o secretário estadual de Planejamento, Vagner Araújo, a governadora Wilma de Faria (PSB) esteve reunida no último dia 5, em Brasília, com a bancada federal para discutir as emendas ao Orçamento Geral da União de 2009.Os recursos destinados à primeira etapa da obra - da ordem de R$ 40 milhões - seriam incluídos no Orçamento Geral da União (OGU).
O problema, em relação ao projeto, como a maioria das obras de acesso, é o impasse quanto às desapropriações da área.A extensão das desapropriações chega a 41 quilômetros. A Via Metropolitana é um projeto importante mais pelo aspecto de viabilidade econômica do que meramente de tráfego. Essa via deve abrir um caminho alternativo entre os principais módulos de exportação do Rio Grande do Norte, o porto de Natal e os aeroportos Augusto Severo e o de São Gonçalo do Amarante. Ao todo, serão 29 quilômetros ligando a BR-304 a BR-306 com pistas duplas.
Sem a conexão e duplicação da dessa rodovia, que liga Natal a Mossoró e o estado do Ceará, o novo aeroporto não se viabiliza. "Se a grande função do aeroporto de São Gonçalo do Amarante é ser um terminal de cargas, essa duplicação é fundamental e tem de ser paralela à construção do aeroporto", defendeu o presidente do Fórum Empresarial do Rio Grande do Norte, Manoel Montenegro.
Dividida em três etapas, o primeiro trecho da Via Metropolitana já está bem definido: o prolongamento da avenida Prudente de Morais, a partir da avenida Xavantes, no conjunto Cidade Satélite, até Parnamirim, onde será feita a interligação com a BR-101.