Mais de 6 mil alunos participaram na tarde desta sexta-feira (28), no corredor da folia do Carnatal, ao lado do Machadão, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, para disseminar na rede de ensino pública e privada do Rio Grande do Norte uma cultura de vida saudável sem droga e sem violência para crianças e jovens. Na turma do segundo semestre de 2008, foram contemplados alunos de 18 escolas de Parnamirim e 25 de Natal, além da Adote, Casa do Menor Trabalhador e Fundação Bradesco.

"Este é um programa muito importante para o futuro da nossa sociedade, pois combate o uso de droga entre as novas gerações", avalia a governadora Wilma de Faria, ressaltando que desde 2002, quando foi implantado no Rio Grande do Norte, o Proerd já atendeu quase 50 mil jovens com idade de no máximo 12 anos. O comandante da Polícia Militar, coronel Marcondes Pinheiro, afirma que com este programa o governo mostra que não se preocupa apenas em reprimir o tráfico de drogas, mas também em fazer a prevenção. "Estamos cortando a linha de abastecimento, pois sem usuário não haverá tráfico."

A escolha, este ano, pelo corredor da folia do Carnatal - antes, as formaturas eram em grandes ginásios - foi oportuna. "A maioria dessas crianças nunca participou de um bloco do Carnatal. Os pais, em geral, trabalham como cordeiros, ambulantes ou juntam latinhas de cerveja. Nós queremos mostrar para elas que é possível brincar sem a ingestão de bebidas alcoólicas, substâncias inalantes ou qualquer outro tipo de droga", explica o capitão Arthur Emílio, um dos coordenadores do Proerd.

Segundo ele, o programa dedica o primeiro semestre de cada ano ao trabalho em escolas particulares e o segundo semestre letivo, em escolas públicas. "Nesse tempo, a criança se acostuma com a presença do policial fardado e passa a vê-lo como um amigo e não como uma figura repressora", destaca.

O Proerd é um programa de caráter social preventivo, aplicado nas escolas da rede pública e privada, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família. São oferecidas atividades educacionais em sala de aula, que levam crianças e adolescentes a desenvolver suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

O Proerd também oferece um curso especifico à família, que é desenvolvido em cinco encontros, uma vez por semana, durante duas horas. Os encontros têm por objetivo orientar os pais a ajudarem seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outras.

Fonte Governo do Estado