A prefeita eleita de Natal, Micarla de Souza (PV) disse ontem (21), através da sua assessoria de imprensa, que deixa a vida pública se ao término do seu governo, Natal estiver na lanterna das capitais brasileiras no tocante à educação. "Se em quatro anos o meu governo não tirar Natal da lanterninha do ensino entre as capitais brasileiras, eu deixo a vida pública", disse Micarla.

A assessoria de Micarla ressaltou que Natal ocupa a 27ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as capitais do Brasil com 3,2 de nota.

A secretaria de Educação de Natal, Justiva Iva (foto) diz que no ranking dos IDEB´s das capitais da região Nordeste, Natal ocupa o 4º lugar para os anos iniciais e o 3º lugar para os anos finais.


Confira nota divulgada pela secretária municipal de Educação:


Surpreendeu-me declarações da deputada Micarla de Souza no que concerne ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2007 da Rede Municipal de Educação de Natal, classificando de forma grosseira a capital sendo a “lanterninha” no ranking nacional dentre as capitais brasileiras.

Cumpre-me o dever, em nome de todos que compõem a rede, de proceder aos seguintes esclarecimentos, com base em dados oficiais do Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa.

1- O índice de 3,2, por ela apontado, diz respeito ao IDEB 2007 alcançado pela Rede Municipal para os anos finais (até a 8ª série), correspondendo ao 10º lugar no ranking dos IDEB´s das capitais brasileiras.

2 - A nossa rede, nos anos iniciais (até a 4ª série), obteve índice 3,7, ocupando o 11º lugar no ranking dos IDEB´s das capitais.

3 - Com esses resultados, alcançamos a meta estabelecida pelo MEC para o ano de 2009.

4 - No ranking dos IDEB´s das capitais da região Nordeste, ocupamos o 4º lugar para os anos iniciais e o 3º lugar para os anos finais.

5 - Não será por esse motivo, conforme declarou a deputada, que ela deixará a vida pública, posto que em quase sete anos de gestão, por determinação do prefeito Carlos Eduardo Alves, demos conta do nosso maior desafio: extinguimos o turno intermediário (feito conseguido em apenas três capitais do Brasil); implantamos o Plano de Cargos e Carreira como valorização do magistério; investimos maciçamente na melhoria da rede física cirando espaços educativos com ambiência favorável ao ensino e aprendizagem, construindo 30 escolas, reformando e ampliando 52, de um total de 90 unidades escolares; além de dotar toda rede de ensino de laboratórios de informática com internet; e construímos o Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), espaço dedicado à qualificação dos professores e funcionários da rede.


Justina Iva de Araújo Silva
Secretária Municipal de Educação