Agentes da Polícia Federal iniciaram na madrugada de hoje (29) uma operação para desarticular uma quadrilha de estelionatários que explorava máquinas de caça-níqueis e lavava dinheiro em Natal. A suspeita da PF é de que pelo menos R$ 50 milhões tenham sido sonegados. A operação denominada de Escambo foi deflagrada pela Polícia Federal do Rio Grande do Norte em conjunto com a Receita Federal, a fim de desarticular uma organização criminosa sediada no estado, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os supostos criminosos praticavam crimes contra o sistema financeiro nacional com a realização de câmbio clandestino de moeda estrangeira (art. 16, c/c art. 1.º da Lei n.º 7.492/86) e crimes contra a ordem tributária (art. 1.º da Lei n.º 8.137/90). Também são suspeitos de formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1.º da Lei n.º 9.613/98). De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, Hélio Santana, somente num local aqui no Rio Grande do Norte foram apreendidos R$ 40 mil, 12 mil dólares e um valor em Euros ainda não informado pelo órgão. "Os números ainda estão sendo contabilizados. Ainda há um vasto material a ser recolhido", informou.

No total, 137 Policiais Federais acompanhados de 23 Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil cumprem 26 Mandados de Busca em Natal, três em Belo Horizonte. Estão sendo cumpridos também pelos federais mandados de prisão preventiva. No Rio de Janeiro, um desdobramento da operação Escambo, recebeu o nome de 1357, sob coordenação da Diretoria de Inteligência Policial – DIP, onde foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e nove temporárias, alem de 32 mandados de busca e apreensão. Em Minas, também somente numa localidade, foram apreendidos mais de 250 mil euros e 80 mil dólares.

De acordo com nota da PF, entre os presos no Rio estão o contraventor Anísio Abraão Davi e um policial federal lotado na superintendência do órgão no Rio de Janeiro. Anísio é presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, e já havia sido preso durante a Operação Hurricane (furacão), que também desmantelou uma quadrilha envolvida com caça-níqueis. O enfoque da ação no Rio foi desarticular uma ramificação da organização criminosa responsável pela exploração de maquinas caça-níqueis, alem de cambio ilegal e lavagem de dinheiro. Será concedida coletiva às 10h no auditório da Superintendência de Polícia Federal no Rio Grande do Norte.

A PF informou ainda que os presos serão levados para o Nordeste ainda hoje em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que vai decolar da Base Aérea do Galeão. Há mais de um ano a Polícia Federal investigava um grupo organizado de doleiros, que praticavam câmbio clandestino de moedas. Além disso, o produto obtido com o crime era dissimulado em uma estrutura empresarial criada para lavagem de dinheiro. Tais atividades resultavam na sonegação de tributos.

Com informações do DN Online