Matéria publicada no Jornal de Fato sobre a polêmica das exonerações de alguns delegados. Veja na íntegra:

O secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Agripino Oliveira Neto, voltou atrás na decisão tomada nessa quarta-feira, 1ª, e publicou portaria no Diário Oficial do Estado (DOE) mantendo os delegados Roberto Cláudio Rodrigues Moura, da 7º Regional, e Renato Batista Costa, da divisão de Polícia Civil do Oeste, em suas funções.


Segundo o assessor de comunicação da secretaria, Erick Dias, o secretário tinha tomado a decisão para resolver um problema em outra região. "Ele percebeu que estava tentando descobrir um santo para cobrir outro, por isso decidiu publicar a nota tornando sem efeito as decisões anteriores", explicou Erick.

A portaria n° 093/2008, publicada ontem, tornou sem efeito as portarias n° 091/2008 e 092/2008, publicadas no dia 30, dispensando o serviço dos delegados.

Para o promotor público da comarca de Campo Grande, Fausto Faustino de França Júnior, a decisão foi a mais acertada, tendo em vista a gravidade do problema que estava se formando. "A decisão anterior nos deixou preocupados no que diz respeito à segurança pública, ficamos sem entender se era ato administrativo ou político", enfatizou.

O promotor disse ainda que o que chamou mais a atenção nessa história é que o secretário iria transferir o delegado Roberto Cláudio para Mossoró, mas não divulgou quem assumiria o seu lugar em Patu.

Faustino Fausto foi responsável pela divulgação de uma nota de repúdio contra a atitude do secretário Agripino Oliveira, publicada ontem, com o apoio dos promotores de Patu, Almino Afonso, Umarizal, Caraúbas e Janduís.