O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 17, com moradores das comunidades onde será construída a barragem de Tabatinga. No encontro, que aconteceu na comunidade de Betúlia, Iberê Ferreira deu início ao processo de desapropriação dos imóveis localizados na área da barragem e anunciou que o pagamento das indenizações será feito a partir do dia 29 de outubro.

"Esse é um momento muito importante para a realização dessa grande obra. Todo o trabalho que começa a concretizar-se agora e será intensificado durante todo o mês de novembro vem sendo desenvolvido de forma criteriosa, para garantir uma justa indenização e o tratamento mais adequado às famílias beneficiárias", disse o vice-governador.

A partir do dia 29 de outubro, uma equipe coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será remanejada até o local para fazer o atendimento à população. "Técnicos e procuradores do Estado irão trabalhar no canteiro de obras da barragem com o objetivo de agilizar esse processo de pagamento", afirmou o procurador-geral do Estado, Francisco Salles. Ele explicou ainda que o pagamento depende do acordo entre o beneficiário e o Governo do Estado.

O início das desapropriações foi recebido com alegria pelos moradores de Betúlia e Sucavão dos Custódios, as duas comunidades que serão atingidas pelas águas da barragem. "Essa obra será importante para toda a população de Macaíba, que sofre com as cheias do rio Jundiaí.
Para muitos desapropriados, as indenizações também significarão uma mudança de vida para melhor", disse Geraldo Paulo da Silva, presidente do Sindicato Rural de Macaíba.

Ao todo, 146 imóveis serão desapropriados numa área de 2 mil hectares. Os recursos para as indenizações das famílias já foram empenhados e serão pagos pela Procuradoria Geral do Estado. Quem não fechar o acordo com o Governo Estado pode receber em juízo.