A Argentina será a adversária do Brasil nas semifinais do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Pequim. Neste sábado (16/08), os atuais campeões a modalidade garantiram sua vaga entre as quatro melhores seleções da competição de 2008, graças a uma vitória por 2 a 1 sobre a Holanda na prorrogação, em duelo válido pelas quartas-de-final.

Os argentinos estiveram bem próximos de perder a classificação – o que só não aconteceu porque Royston Drenthe bateu para fora a chance que teve na cara do gol já no final do tempo regulamentar. No entanto, os alvicelestes foram premiados com o gol marcado pelo lateral Angel di María, do Benfica-POR, quase no intervalo da prorrogação.

Como era esperado, as duas seleções fizeram uma partida bastante equilibrada. No entanto, foi a Argentina quem saiu na frente, com gol de Lionel Messi aos 14 minutos do primeiro tempo. Após receber lançamento, o jovem astro do Barcelona invadiu a área, driblou o goleiro Kenneth Vermeer e, com calma, bateu da esquerda para abrir o placar.

Os holandeses, porém, conseguiram o empate ainda antes do intervalo. Aos 35 minutos, após jogada ensaiada na cobrança de falta, Drenthe lançou para a área. A bola desviou na defesa e sobrou para Otman Bakkal, que, mesmo em posição duvidosa, chutou e fez o 1 a 1. Os argentinos reclamaram impedimento, mas sem conseguirem comover a arbitragem.

Sérgio ‘Kun’ Agüero ainda chegou a ter a chance de colocar os comandados de Sérgio Batista em vantagem aos dois minutos do primeiro tempo, mas tocou para fora na saída de Vermeer. Sem vantagem, os campeões do futebol em Atenas-2004 ainda perderam o goleiro Oscar Ustari, que sofreu uma contusão muscular sozinho ao proteger uma bola que saía pela linha de fundo aos 25 minutos. Entrou Sérgio Romero em seu lugar.

Os dois times ainda tiveram boas chances no tempo regulamentar, mas levaram a decisão para a prorrogação. Então, aos 14 minutos do primeiro tempo extra, Messi deu um passe primoroso para Di María, que invadiu a área pela esquerda e tocou na saída de Vermeer, decretando a vitória da Argentina. Pior para a Holanda, que ainda pressionou nos 15 últimos minutos, mas deu adeus.

Agora, na terça-feira, os argentinos farão o clássico sul-americano contra o Brasil, a partir das 10 horas (horário de Brasília), em Pequim. Quem vencer, decide a medalha de ouro com o vencedor do duelo entre Bélgica e Nigéria, que fazem a outra semifinal em Xangai – no mesmo dia, mas às 7 horas.

fonte: correio brasiliense