Ampliar o nível de informação do eleitor em relação aos candidatos e as propostas destes para governar ou legislar em seus municípios. Este é o objetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) que pretende oferecer aos eleitores de Macaíba, Assu, Caicó, Ceará-Mirim, São Gonçalo e Parnamirim a oportunidade de veiculação de programas do horário eleitoral gratuito a partir de 19 de agosto. Segundo a proposta cada emissora de sinal aberto ficaria responsável em transmitir o horário eleitoral gratuito para um município específico.

“O TRE/RN quer que os eleitores tenham a oportunidade de ver e ouvir seus candidatos”, enfatiza o presidente do Tribunal, desembargador Cláudio Santos. Na sessão do Plenário da Corte Eleitoral nesta quinta-feira (17), ele confirmou a realização de duas reuniões na terça (22) com partidos e emissoras de televisão sediadas em Natal, respectivamente, às 9h e às 16h, na sede do TRE/RN, para tratar da questão.

“Há possibilidades técnicas e jurídicas e a idéia é possibilitar ao eleitor condições de informação para que ele vote de forma firme e consciente”, afirma o desembargador. “Mas, não podemos obrigar os partidos a realizarem os programas, são eles que vão decidir se querem utilizar este recurso que está sendo ofertado ou não”, acrescenta o presidente da Corte Eleitoral.

Os seis municípios somam um universo de eleitores aptos a votar de 314.541 cidadãos, que podem ser atingidos pelo sinal de emissoras comerciais ou públicas. A exigência legal é que as estações de tv transmitam em sinal aberto. O maior colégio eleitoral da meia dúzia de cidades em questão é Parnamirim, com 87.445 eleitores, seguida por São Gonçalo, com 59.306; Ceará-Mirim, com 44.857; Macaíba, com 43.230; Caicó, com 42.577 e Assu, com 37.126 aptos a votar.
fonte: Ascom/TRE