Os carros de som das coligações que disputam o voto dos eleitores das cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas serão cadastrados. A iniciativa tomada na quarta-feira (23) é da juíza da 22a Zona Eleitoral, Tatiana Socoloski. Oficiais de Justiça, servidores da Justiça Eleitoral e policiais estarão atentos ao cumprimento da regra de respeitar os ouvidos dos eleitores. Cada coligação terá de cadastrar esses automóveis para poder fazer a propaganda sonora nas ruas dos dois municípios. Quem tentar burlar a lei poderá ter o carro recolhido.

O procedimento é o seguinte : a coligação faz o cadastro dos carros de som que serão mobilizados em suas manifestações políticas e na propaganda das mensagens dos candidatos a prefeito e a vereador na sede da Zona Eleitoral. Em seguida, o veículo vai para a delegacia de polícia local, onde o delegado fará um teste de som com o carro.

A 50 metros de distância do veículo, os policiais irão conferir se o nível de ruído não ultrapassa os 65 decibéis, limite determinado em portaria pela juíza. O parâmetro sonoro atende as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Justiça de Acari está dotada de um decibelímetro, equipamento que vai auxiliar o trabalho de fiscalização desenvolvido pela 22a Zona Eleitoral.

“A questão dos carros de som é uma preocupação que sempre tive, pois envolve a saúde auditiva das pessoas e a maioria das pessoas também não gosta. É som causado com barulho, ruído, não é diversão o que nós pretendemos é evitar prejuízos para a saúde dos moradores de Acari e Carnaúba dos Dantas”, enfatiza Tatiana Socoloski. “Os carros cadastrados serão fiscalizados, os que não estiverem cadastrados serão retirados das ruas e havendo reincidência, serão apreendidos”, adianta a magistrada. fonte: TRE